Procurando receitas com quinoa em grãos? Aqui, você conhecerá três excelentes opções em formato e-book, livros digitais, que pode adquirir por um preço muito baixo. Para baixar e ler agora mesmo!
17 receitas com quinoa em grãos
O primeiro livro de receitas com quinoa em grãos desta lista é o livro “Quinoa: 17 Receitas Veganas Saborosas e Saudáveis”, da coleção Cozinha Vegana, da Editora Europa.
Segundo a editora, a quinoa é prática, versátil e a “aposta certa para quem quer enriquecer qualquer receita”. Tal como informa o título, neste livro, você vai aprender a preparar 17 receitas com esse “poderoso grão”.
Afinal, conforme a editora destaca, a quinoa “tem mais proteína do que carnes, leite e ovos, e ainda é uma excelente fonte de cálcio, ferro, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B e fibras”.
O livro está em sua primeira edição. Foi publicado em 2021 e tem 52 páginas, nas quais você encontrará todas as receitas com quinoa em grãos.
Para ver o preço ou aquirir o livro “Quinoa: 17 Receitas Veganas Saborosas e Saudáveis” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.
Não apenas receitas com quinoa em grãos
O próximo desta lista é o livro “Quinoa e Aveia“, de Fernando Vegano. Nesta obra, a nossa estrela quinoa divide espaço com a maravilhosa aveia. Realmente, é uma dupla que não pode faltar em casa!
O livro “Quinoa e Aveia” vem realmente recheado não só de receitas com quinoa em grãos, mas também de várias em que a aveia é o item principal. Isso porque, como diz o autor, quinoa e aveia são superalimentos, em função dos seus grandes benefícios para a saúde.
Segundo ele, o problema é que “às vezes, percebemos o quão bons são alguns alimentos, mas não temos as receitas para incorporá-los em nossa dieta e apreciá-los”.
Daí vem o propósito do livro, no qual você vai encontrar receitas deliciosas e fáceis. São receitas “super rápidas que irão beneficiar a sua saúde e ajudá-lo a ficar em forma”.
Você vai aprender inúmeras receitas com quinoa. Almôndegas, pudim, bolo, consomê, sopa, soufflé, tempeh, enfim, várias opções. Afinal, hoje no mercado, você encontra, além da quinoa em grãos, a quinoa em flocos e a farinha de quinoa. Com isso, as possibilidades são infinitas.
E o preço desse livro é inacreditável. Para ver o preço ou aquirir o livro “Quinoa e Aveia” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.
Receitas com quinoa em grãos na tigela
O terceiro e último livro desta lista é “A Grande Tigela Vegana“, de Joseph P. Turner, um livro que também não se limita às receitas com quinoa em grãos.
O livro apresenta 70 pratos veganos saudáveis, entre os quais alguns incluem a quinoa. Isso inclui café da manhã, saladas, quinoa, vitaminas e sobremesas proteicas.
No livro, o autor defende o uso de tigelas para disponibilizar a comida em eventos sociais. “Imagine que você está numa festa”, diz ele. “Você gosta de pegar e beliscar canapés que são servidos por garçons entre as conversas?”
Para ele, “com uma tigela, isso muda”. Isso porque, segundo ele, a comida em tigelas tem duas grandes vantagens: são mais difíceis de derrubar e ainda permitem que os convidados continuem interagindo.
“O problema de encontros sofisticados é que os convidados precisam estar cuidadosamente sentados para que todos se divirtam, mas a comida em tigelas ajuda que os anfitriões evitem esse incômodo – todos convidados podem interagir sem retornar à mesa para comer ou ficar caçando canapés. Mesmo com as piadinhas, a tendência continua crescendo”, afirma o autor.
Uma vez que a quinoa é um alimento altamente rico em proteína, o autor recomenda seu livro inclusive para quem deseja desenvolver massa muscular, como atletas, por exemplo.
Para ver o preço ou aquirir o livro “A Grande Tigela Vegana” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.
A proteína da quinoa é de fácil digestão e absorção pelo corpo
Realmente, a quinoa, também chamada de quinua, destaca-se por ser uma importante fonte de proteínas – 12% de cada semente (grão) é proteína pura! Entretanto, além disso, ela apresenta uma composição equilibrada de aminoácidos essenciais1. Mas o que são aminoácidos essenciais?
Primeiro, os aminoácidos, em si, são os tijolos que compõem as proteínas. E os chamados “aminoácidos essenciais” são aqueles que o nosso corpo não fabrica e que, por isso, precisamos obter por meio da alimentação.
A quinoa tem também boa digestibilidade1. E o que é digestibilidade? Esse termo representa a capacidade de digestão e, assim, o aproveitamento do alimento. Sendo assim, refere-se ao fator que determina grande parte do valor nutritivo de um alimento. Isso porque a porção digerida é aquela que será efetivamente absorvida e aproveitada pelo corpo.
Por isso, a quantidade total de nutrientes absorvidos durante a alimentação depende também da nossa capacidade de boa digestão dos alimentos que ingerimos.
Então, o fato de a quinoa apresentar boa digestibilidade, favorece a absorção, pelo nosso corpo, dos aminoácidos que ela contém. Com isso, o organismo faz um melhor aproveitamento desses nutrientes tão fundamentais.
Além de nutritiva, a quinoa é benéfica para a saúde
Além de ser uma fonte abundante de proteína, a quinoa é também rica em minerais e vitaminas do complexo B (riboflavina)1.
Isso sem falar nas quantidades significativas de derivados fenólicos que se encontram na quinoa. Os derivados fenólicos são agentes antimicrobianos naturais1. Ou seja, eles atuam protegendo nosso corpo de microorganismos que podem causar doenças.
Além disso, os derivados fenólicos são bons antioxidantes1. Isso significa que eles reduzem a quantidade de radicais livres que normalmente se formam no corpo. Os radicais livres são substâncias reativas (oxidantes) que podem causar danos ao organismo e inflamação.
Os vegetais são, de maneira geral, ricos em antioxidantes. Isso explica, em parte, o fato de as dietas vegetarianas possuírem ação anti-inflamatória.
Os derivados fenólicos, presentes na quinoa, têm ainda ação quelante de metais1. Desse modo, ajudam a eliminar, do organismo, metais tóxicos.
E como se já não bastasse, a quinoa apresenta também polifenóis, que são substâncias benéficos à saúde. Eles previnem diversas enfermidades, tais como câncer e doenças cardiovasculares1.
Logo, aproveite e compre seu livro de receitas com quinoa e comece agora mesmo a transformação da sua saúde.
A quinoa é ainda inclusiva e versátil
Diante de tantos benefícios, a quinoa virou sinônimo de alimentação saudável. E a outra qualidade que a estabelece como tal é o seu caráter inclusivo. Isso porque, como ela não possui glúten, é apropriada inclusive para dietas especiais de pessoas celíacas1, que são aquelas que têm intolerância ao glúten.
É mesmo. A indústria já processa os grãos de quinoa em flocos e farinha. Com isso, ela torna-se muito mais versátil. Assim, pode ser utilizada para fazer pães, sopas, tortas, torrones, chocolates, massas, saladas e alimentos infantis1.
E assim você pode preparar não só receitas com quinoa em grãos, mas também receitas de quinoa em flocos, receitas com farinha de quinoa e por aí vai. A versatilidade é imensa. Com toda certeza, há opções de receitas para todos.
Referências:
- GEWEHR et al. Análises químicas em flocos de quinoa: caracterização para a utilização em produtos alimentícios. Braz. J. Food Technol 2012;15(4):280-287.