Melhores livros sobre veganismo - Livraria Vegana

Melhores livros sobre veganismo

Se você procura os melhores livros sobre veganismo, este é o lugar onde você vai encontrá-los. A Livraria Vegana reúne um vasto acervo, com a maior coleção de livros sobre veganismo e temas relacionados.

Aqui na Livraria Vegana, você vai encontrar muito mais do que os melhores livros sobre veganismo. O acervo inclui também uma ampla coleção de livros de receitas veganas e sobre nutrição vegana. São guias de transição para o vegetarianismo e para o veganismo, guias nutricionais para todas as idades e ainda livros sobre direitos dos animais.

Entretanto, neste artigo, vamos elencar ALGUNS dos melhores livros sobre veganismo, incluindo grandes clássicos da área. A palavras “alguns” está aqui em evidência de propósito. Isso porque, na realidade, existe uma grande variedade de bons livros sobre veganismo. Para confirmar isso, basta dar uma olhada aqui no acervo da Livraria Vegana. Não deixe de conferir!

Seja como for, reunimos aqui onze obras recomendadas para quem deseja conhecer os fundamentos do veganismo, bem como fortalecer suas convicções e aprofundar e ampliar seus conhecimentos.

Você verá que nem todos os livros reunidos nesta lista tratam diretamente de veganismo. Porém, todos eles exploram, explicam e sustentam os mais sólidos argumentos que o justificam. Formam a base sobre a qual nos apoiamos.

Comer Para Não Morrer – Michael Greger, indiretamente um dos melhores livros sobre veganismo

Livro Comer para não morrer – Michael Greger e Gene Stone - Livraria Vegana
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Neste verdadeiro best-seller, intitulado “Comer para não morrer“, o médico vegano americano Michael Greger e o escritor americano Gene Stone defendem a adoção de uma dieta à base de vegetais (plant-based diet). Eles sugerem uma versão realmente sem ingredientes de origem animal.

De fato, Michael Greger é um famoso e influente crítico do consumo de produtos alimentícios derivados de animais. E Gene Stone já escreveu diversos livros sobre nutrição à base de vegetais. Entre eles, o best-seller “Garfos em vez de facas”.

Para eles, o consumo de produtos animais é a grande causa dos problemas de saúde e do fracasso dos tratamentos. Eles usam como exemplo problemas de saúde frequentes, como infecções, diabetes, depressão e cardiopatias.

Segundo eles, “seja qual for a doença, a rotina é a mesma: após exames e consultas, a maioria dos médicos se restringe a receitar um remédio ao paciente. Tratamentos alternativos não são mencionados, e medicina preventiva parece uma realidade distante”.

De acordo com os autores, o desfecho desse ciclo é trágico. “Milhares de vidas são perdidas prematuramente em virtude de doenças que poderiam ter sido evitadas ou revertidas. Mas não precisa ser assim”.

Um guia do poder dos alimentos

Por meio da indicação de uma alimentação baseada em vegetais e livre de produtos animais, o livro se propõe, portanto, a ser “um guia do poder dos alimentos que vai garantir saúde e bem-estar ao lado de sua família e amigos por muitos e muitos anos”.

Desse modo, o Dr. Michael Greger mostra que esse tipo de alimentação é, de fato, “capaz de prevenir, controlar e até reverter muitas das principais causas de morte da atualidade”.

E assim, com argumentos que se baseiam em estudos científicos, o médico explica, de maneira clara, o que comer, quando comer e em que quantidade.

A obra desfaz os mitos que questionam essa forma de nutrição revolucionária e “mostra que adotá-la está longe de ser um bicho de sete cabeças”.

É verdade que o livro “Comer para não morrer” se concentra especialmente na questão da nutrição. Entretanto, em virtude da sua importância para o tema, ele é considerado um dos melhores livros sobre veganismo.

Para ver ou adquirir o livro “Comer para não morrer” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas – Melanie Joy, um destaque entre os melhores livros sobre veganismo

Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas – Melanie Joy
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Quando o assunto são os melhores livros sobre veganismo, a obra “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas” é um clássico. Este livro trata do especismo, que é a discriminação de indivíduos que pertencem a certas espécies. A autora da obra é psicóloga formada em Harvard e PhD Melanie Joy.

A psicóloga “investiga, de forma brilhante e inovadora, por que nós estamos tão dispostos a comer certos animais enquanto jamais sonharíamos em comer outros”.

Para ela, “nossa disposição para fazer isso só existe porque negamos a realidade”. Ignoramos várias evidências. Aquelas que atestam que os animais têm consciência. Aquelas que comprovam que não precisamos de carne em nossa alimentação. E também as que mostram que, na maioria das vezes, vivemos mais tempo e melhor sem ela.

O livro “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas” tem uma abordagem diferente da maioria. Isso porque seu objetivo não é explicar por quais razões não devemos comer carne. Ele explica, na verdade, por que comemos carne. Mostra também “como podemos fazer escolhas mais conscientes, como cidadãos e consumidores”.

Para ver ou adquirir o livro “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Libertação Animal: O Clássico Definitivo sobre o Movimento pelos Direitos dos Animais – Peter Singer

Libertação Animal: O Clássico Definitivo sobre o Movimento pelos Direitos dos Animais – Peter Singer
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Como o próprio título já diz, “Libertação Animal: O Clássico Definitivo sobre o Movimento pelos Direitos dos Animais” é outro clássico. O autor, Peter Singer, é um filósofo australiano e professor da Universidade de Princeton, Estados Unidos.

Desde a sua primeira edição, em 1975, “a obra vem conscientizando milhões de pessoas sobre a maneira como o ser humano trata os animais”.

O autor expõe a horrível e cruel realidade da indústria pecuária e dos testes de laboratório. Dessa maneira, destrincha e desmonta as falsas justificativas que embasam essas práticas. Diante disso, propõe “alternativas para algo que, além de uma questão moral, assumiu contornos de um sério problema social e ambiental”.

O livro “é um importante e persuasivo apelo à consciência, à justiça e à decência”. Constitui leitura obrigatória para todos. “Não só para aqueles que reconhecem os direitos dos animais, mas também para os que ainda ignoram essa realidade”.

Para ver ou adquirir o livro “Libertação Animal: O Clássico Definitivo sobre o Movimento pelos Direitos dos Animais diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Domínio: O Poder do Ser Humano, o Sofrimento dos Animais e um Pedido de Misericórdia – Matthew Scully

https://amzn.to/3dI8kkK
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Entre os melhores livros sobre veganismo, o clássico “Domínio: O Poder do Ser Humano, o Sofrimento dos Animais e um Pedido de Misericórdia” se destaca. O autor é o jornalista americano Matthew Scully. E a obra consiste em uma reportagem sobre uma realidade cruel e perturbadora.

A reportagem aborda as relações entre seres humanos e animais em uma sociedade global movida por interesses capitalistas.

“Domínio é uma leitura reveladora, dolorosa, enfurecedora, mas também perspicaz e gratificante”. A obra constitui “um apelo à compaixão e à misericórdia, um ataque mordaz àqueles que acreditam ser o ativismo pelos direitos dos animais mero exemplo de sentimentalismo”. Revela-se também “um clamor por reformas governamentais a favor do tratamento ético para com os animais”.

Em meio a outras revelações inquietantes, o autor apresenta ainda a instituição que promove o turismo de caça. Seus participantes são capazes de pagar valores consideráveis para caçar elefantes, leões ou algum outro animal encarcerado. Fazem isso nos chamados “ranchos de safári”, que estão localizados nos Estados Unidos ou em países africanos.

Animais não são produtos

Conta ainda o que acontece nas fazendas industriais. Além disso, mostra que os animais são tratados como meros produtos. Além de viverem em condições de confinamento em massa, são inseminados e alimentados por máquinas.

Revela também que o sistema os mantêm enclausurados durante toda a vida. Por fim, eles são abatidos. E, segundo o autor, o abate e todo o resto acontecem sem qualquer cuidado. O único cuidado se dá com a maximização dos lucros. Estes sim são o foco da atenção e a única coisa que interessa.

“O argumento de Scully é fundamentalmente moral”, diz Natalie Angier, do The New York Times Book Review. “Quando nossa crueldade se expande e se altera até o ponto em que não reconhecemos que animais em uma fazenda são criaturas vivas capazes de sentir dor e medo – ou quando insistimos em um direito inalienável para perseguir e matar criaturas inteligentes, como elefantes ou ursos-polares, para a pura e franca emoção […] –, é porque nos degradamos.”

Para ver ou adquirir o livro “Domínio: O Poder do Ser Humano, o Sofrimento dos Animais e um Pedido de Misericórdia” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Veganismo: as Muitas Razões para uma Vida mais Ética – Robson Fernando de Souza

Veganismo: as Muitas Razões para uma Vida mais Ética – Robson Fernando de Souza
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

A obra “Veganismo: as Muitas Razões para uma Vida mais Ética”, como indica o próprio título, trata do tema de forma mais direta. Com formação em Ciências Sociais e Gestão Ambiental, o autor é o brasileiro Robson Fernando de Souza, criador do blog Veganagente.

No livro, que já está em sua segunda edição, o autor reúne as verdades que justificam a escolha pelo veganismo. Explica o que é veganismo e “por que os seus adeptos, os veganos, tanto fazem questão que toda a humanidade se torne vegana também”.

Aborda a questão do especismo, da violência contra animais e “do que existe de tão violento e inaceitável na produção de carnes, laticínios, ovos, mel, sebo, couro e outros produtos de origem animal”.

Esclarece ainda “o que há de tão antiecológico na pecuária e na pesca”. Explica “por que dizem que a produção (e consumo) de carne é tão ruim para os próprios seres humanos”. Revela “por que dizem que esse tal de veganismo vai ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor e também seus futuros e atuais adeptos a terem maior qualidade de vida?”

Este que é uma das melhores livros sobre veganismo proporciona a compreensão do estilo de vida vegano e esclarece por que ele veio para ficar. Além disso, mostra por que razão “ele pode, pouco a pouco, se tornar um importante assunto de reflexão até para os mais inveterados churrasqueiros”.

Para ver ou adquirir o livro “Veganismo: as Muitas Razões para uma Vida mais Ética” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Livro Comer Animais – Jonathan Safran Foer, também um dos melhores livros sobre veganismo

Para ver ou adquirir o livro “Comer Animais” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

O livro “Comer Animais” é de autoria do filósofo e professor universitário americano Jonathan Safran Foer. Ele é também autor do premiado “Tudo se ilumina”. “Comer Animais” foi sua primeira obra de não ficção.

As revelações apresentadas no livro baseiam-se em diversas fontes. Estas incluem estatísticas do governo americano, fontes acadêmicas e industriais e entrevistas com informantes do setor, cientistas e membros de entidades defensoras dos direitos dos animais. Jonathan Safran Foer chegou, inclusive, a invadir uma granja, onde testemunhou “as terríveis condições do local”.

Com base nessa imersão e três anos de pesquisa sobre o tema, o autor expõe claramente a realidade da pecuária industrial nos Estados Unidos, a pesca em larga escala e as implicações dessas práticas para o meio ambiente. “O resultado é um panorama assustador”.

Assim como mostra a obra, para que “a proteína animal custe hoje mais barato do que em qualquer outro momento da história americana, animais são submetidos a maus-tratos e abatidos para o consumo deformados e doentes”.

Segundo o autor, os detalhes sórdidos e alarmantes não chegam a conhecimento do público e não há supervisão eficiente por parte das autoridades sanitárias. “Rios e cursos d’água subterrâneos são poluídos por excrementos e dejetos da produção, com os custos, no sentido mais amplo da palavra, repassados à sociedade; e os ecossistemas do planeta correm risco de colapso em um futuro não tão distante”.

Para ver ou adquirir o livro “Comer Animais” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Direitos Animais e Veganismo: Consciência com Esperança – Robson Fernando de Souza

Direitos Animais e Veganismo: Consciência com Esperança – Robson Fernando de Souza
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

O livro “Direitos Animais e Veganismo: Consciência com Esperança” é também de autoria do cientista social, gestor ambiental e bloqueiro Robson Fernando de Souza – segundo livro do autor nesta lista.

Na obra, ele revela que qualquer produto de origem animal que adquirimos e consumimos “é produzido e fornecido através de um sistema de inadmissíveis violências: a exploração animal”. Ele se refere à carne, laticínios, ovos, mel, couro, lã, bebida com corante carmim ou qualquer outro.

“A obra mostra o que diversos livros e artigos de Zootecnia confessam existir – mas revelam a poucos – de mais cruel e inaceitável na pecuária, na pesca e aquicultura, na criação de insetos e nos testes de produtos em animais. Entenda por que, nesse violento contexto, é preciso ser cético perante os defensores do ‘bem-estar animal’.”

Conforme o autor, a exploração animal se sustenta por uma razão que com a qual poucos se importam: “os animais não humanos hoje não têm direitos, apesar de os merecerem”.

Com base nesses argumentos, o autor informa que você, o leitor, “será essencial para que os animais não humanos enfim tenham seus direitos reconhecidos, assegurados e respeitados pela humanidade e sejam, enfim, deixados em paz”.

“E, finalmente, descubra a luz da esperança que aguarda você nesse sombrio túnel de tradicionais violências contra os animais: o veganismo”, diz ele.

“E saiba, mais do que nunca, o quanto você é importante para os sonhos de um futuro melhor para os seres viventes do planeta. Ao ler este livro, sua consciência fará a esperança dos animais – e, por tabela, do planeta como um todo – se realizar”.

Para ver ou adquirir o livro “Direitos Animais e Veganismo: Consciência com Esperança” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Libertação Animal, Libertação Humana: Veganismo, Política e Conexões no Brasil – Kauan Willian dos Santos e Ana Gabriela Mota

Libertação Animal, Libertação Humana: Veganismo, Política e Conexões no Brasil – Kauan Willian dos Santos, Ana Gabriela Mota
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

O livro “Libertação Animal, Libertação Humana: Veganismo, Política e Conexões no Brasil” é também um dos melhores livros sobre veganismo. Ele foi organizado pelos brasileiros Kauan Willian e Ana Mota. Ambos são pesquisadores, militantes e ativistas.

A obra é uma reunião de vozes e representações que debatem sobre o tema. Conta com a contribuição dos coletivos Poder Popular Antiespecista (Antar), Coletivo Feminino Vegano Abolicionista Anticapitalista (FeminiVegan), Movimento Afro Vegano (MAV), Vegano Periférico e do portal da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).

Com este elenco de peso, os organizadores e autores da obra convidam diversos outros escritores, pesquisadores e ativistas veganos para uma reflexão. Dessa maneira, esta se debruça “sobre a conexão da luta pela libertação animal com a humana, como o antirrascismo, o feminismo e o classismo”.

Longe de esgotar o assunto, o livro pretende ser “um fomentador de um debate necessário para o veganismo no Brasil, através da reflexão da sua história e dos seus rumos, no perigo que ele se transforme apenas num nicho de mercado”.

Para ver ou adquirir o livro “Libertação Animal, Libertação Humana: Veganismo, Política e Conexões no Brasil” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Manual de Sobrevivência para Veganos e Vegetarianos – Robson Fernando de Souza, outro integrante dos melhores livros sobre veganismo

Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Mais um livro do cientista social, gestor ambiental e bloqueiro Robson Fernando de Souza integra esta lista.

No “Manual de Sobrevivência para Veganos e Vegetarianos”, ele apresenta 100 dicas para facilitar a vida dessa (ainda) minoria.

A obra explica, por exemplo, “como se defender da argumentação antivegana”. Mostra também “como conviver harmonicamente com parentes, amigos e colegas que não são veganos” e “enfrentar os trolls de internet e os preconceituosos”.

Mostra ainda “como ter um aniversário vegano e feliz” e “como responder quem vem criticar e discriminar sua alimentação ou modo de vida”. Revela também como você pode convencer a família a aceitar seu modo de vida vegano.

A obra é de grande utilidade para quem é vegetariano, vegano ou está em transição. De fato, auxilia no enfrentamento dos desafios sociais que a sociedade, habituada cultural e economicamente a consumir produtos animais, nos impõe.

Para ver ou adquirir o livro “Manual de Sobrevivência para Veganos e Vegetarianos” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

Coma Com Consciência: Uma Análise Sobre a Moralidade do Consumo de Animais – Gary L. Francione e Anna Charlton

Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

“Coma Com Consciência: Uma Análise Sobre a Moralidade do Consumo de Animais” é uma obra em que os autores analisam mais de 30 desculpas, que ouviram como veganos de longa data. De maneira franca e direta, eles abordam cada uma delas. Com isso, demostram porque razão esses pretextos não funcionam. Sem dúvida, este é um dos melhores livros sobre veganismo.

Os autores são os professores americanos de direito e filosofia Gary Lawrence Francione e Anna Charlton, que colocam “a questão do consumo de animais claramente sobre a mesa”.

No livro, eles questionam como é possível justificar o fato de que nós matamos anualmente muitos bilhões de animais terrestres e peixes para transformá-los em produtos. Afirmam, por exemplo, que “o sofrimento e a morte de animais não podem ser justificados pelo nosso prazer, nossa diversão ou nossa conveniência”.

“Por mais ‘humanitariamente’ que tratemos e matemos esses animais, a quantidade de sofrimento animal que causamos é assombrosa”, alegam.

Eles argumentam que, como todos já sabem, os alimentos de origem animal são realmente prejudiciais à saúde humana. Isso enquanto, por outro lado, é possível ter uma excelente saúde com uma dieta vegana.

Além disso, eles apontam o “amplo consenso de que a pecuária é um desastre ecológico”. De fato, mostram que a criação de animais é responsável por todos os tipos de outros danos ambientais. Isso inclui poluição da água e do ar, desmatamento, erosão do solo, bem como o uso ineficiente de proteína vegetal e de água.

Animais não são coisas

Francione e Charlton argumentam também que, se você acha que os animais importam moralmente e rejeita a ideia de que os animais são apenas coisas, suas próprias convicções requerem que você pare de consumir produtos de origem animal.

Para eles, “não há nada de ‘extremo’ numa dieta vegana; o que é extrema é a inconsistência entre o que dizemos que acreditamos e o modo como agimos com relação aos animais”.

Certamente, não há dúvida de que este se trata de um dos melhores livros sobre veganismo.

Para ver ou adquirir o livro “Coma Com Consciência: Uma Análise Sobre a Moralidade do Consumo de Animais” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

A Revolução Vegana: Por Quê e Como Avançamos Rumo à Próxima Etapa da História – Joseph de la Paz

A Revolução Vegana: Por Quê e Como Avançamos Rumo à Próxima Etapa da História – Joseph de la Paz - Livraria Vegana
Para ver ou adquirir o livro diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.

A obra “A Revolução Vegana: Por Quê e Como Avançamos Rumo à Próxima Etapa da História” oferece uma perspectiva multidisciplinar e atual para analisar e compreender “o fenómeno mais decisivo, apaixonante e determinante do século XXI: o veganismo.”

Com base em dados científicos sobre saúde, psicologia, biologia, economia, sociologia e ecologia, a obra abrange toda gama de razões e benefícios do veganismo.

Além disso, explica por que o veganismo é mais que uma dieta e mais que uma filosofia. Revela ainda como ele está mudando nossa percepção da saúde pública, dos direitos dos animais e da ecologia. Mostra ainda que o veganismo está se espalhando pelo mundo afora e uma visão do futuro vegano que nos espera.

“Não há nada mais poderoso no mundo do que uma ideia cuja hora chegou”. (Victor Hugo)

Para ver ou adquirir o livro “A Revolução Vegana: Por Quê e Como Avançamos Rumo à Próxima Etapa da História” diretamente pelo site da Amazon, CLIQUE AQUI.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *